terça-feira, 4 de março de 2014

O plural de arco-íris





Formar o plural dos substantivos e adjetivos compostos, às vezes, pode ser tarefa árdua. No substantivo composto ligado por hífen há várias regras. Uma consulta à mais recente edição do VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) mostra que, ao lado do registro do substantivo masculino "arco-íris", está a indicação de seu plural: arcos-íris. 

A razão técnica para essa flexão no plural reside no fato de que arco-íris é um substantivo composto, formado por dois substantivos, e, quanto assim ocorre, o primeiro substantivo sempre varia no plural. Os dicionários Houaiss e Aulete Digital dizem que. E agora?

O respeitabilíssimo Houaiss e Aulete Digital afirmam ser "arco-íris" um substantivo masculino de dois números, ou seja, forma igual para singular e para plural. Já o dicionário Michaelis não tem um verbete de entrada para arco-íris, mas é possível achá-lo em arco. Ainda assim, não há indicação de número (se é singular e/ou plural). Fica a curiosidade de saber se sua versão anterior também tinha o plural distinto do singular...

Os sites que tratam do assunto são divergentes, assim como os dicionários e o VOLP. Este último é quem dá a grafia oficial das palavras na nossa língua, mas aqueles também não podem e nem devem ser ignorados. Parece razoável, na minha opinião, se ficarmos com as duas formas registradas: os arco-íris e os arcos-íris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário